Você já foi "fintechizado"?!
Humanize seu negócio ou deixe ele morrer!
12/02/2020

Você já foi "fintechizado"?!

 
 

Até pouco tempo atrás, banco só concorria com banco, agência só concorria com agência, empresa de entrega só com empresa de entrega e assim por diante. Mas, atualmente isso tem mudado de uma forma extremamente rápida. Antigamente, você só concorria com negócios parecidos com o seu, só que isso mudou e MUITO, porque todo mundo concorre com todo mundo! A disputa no mercado está cada vez mais transversal e assimétrica.

Com o aumento do surgimento de startups (novas empresas) que utilizam a tecnologia como ferramenta principal para atrair clientes, as chamadas fintechs, que transformam "negócios tradicionais" em algo muito inovador e muito melhor, sendo assim, se tornando concorrentes de multinacionais extremamente poderosas.

O termo fintech é a junção de Financial e Technology (finança e tecnologia). Como o nome já diz, são majoritariamente startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro. Essas empresas possuem custos operacionais muito menores comparadas às instituições tradicionais do setor.

Essas "pequenas empresas", como já dissemos, oferecem serviços que já existem em bancos e instituições financeiras tradicionais. Só que a velocidade e agilidade oferecida pelas fintechs é muito maior do que a de bancos comuns. Além disso, essas empresas trabalham com redução de custos e corte de taxas que são, normalmente, muito elevados em quase todos os bancos, fora que cá entre nós, a qualidade do atendimento não tem nem comparação.

Segundo o Radar Fintechlab, no Brasil o número de fintechs e novas instituições de cunho financeiro subiu de 453, no segundo semestre de 2018, para 604 no começo de junho de 2019.

Nubank

Atualmente, o Nubank é a maior fintech do Brasil.

No território nacional, pagamos as tarifas e os juros mais altos do mundo pelos piores serviços bancários. Nós sabemos que tecnologia e design podem resolver esse problema”, informa a Nubank.

A ideia da fintech, desde o começo, foi mudar a relação de pessoas com o dinheiro. Muito conhecido pelo seu cartão de crédito de cor roxa, o banco ganhou fatias de mercado nos últimos anos graças a ausência de anuidade em seu produtos. Além disso, a startup também utiliza serviços muito facilitados graças a suas ferramentas altamente tecnológicas. Seu cartão de crédito também conta com a vantagem de ser nacional e internacional ao mesmo tempo.

A simplicidade do Nubank tem início na forma de adesão da plataforma. Para requerer os serviços é necessário, apenas, baixar o aplicativo da empresa no smartphone e fazer um cadastro.

Mercados transversais e assimétricos

A concorrência se torna cada vez mais transversal, pois, ela não se limita mais a um determinado mercado. Um exemplo é o Rappi, que é uma empresa de entregas, mas que concorre com os bancos, já que oferece cartão de crédito, sistema de pagamentos e digital wallet (carteira digital em que é possível armazenar dados bancários e de cartões de créditos para fazer pagamentos com segurança).

E a mesma concorrência é assimétrica porque a pequenininha startup agora consegue concorrer com os gigantes, histórias como a de Davi e Golias deixam de ser uma lenda quando a Nubank concorre com o Itaú, o iFood incomoda o McDonald’s, a Uber vai extinguindo serviços tradicionais e assim por diante.

Nesta nova etapa do jogo, nada se tornou mais transversal do que os serviços financeiros. As fintechs se proliferaram rapidamente e mesmo quem nunca pensou em ser fintech quer ser uma.

Esse mercado deve ter uma consolidação ainda maior nos próximos anos, já que a capacidade de reivenção dessas pequenas empresas é enorme. Por isso, as gigantes que se cuidem, ou melhor, se reinventem.

Sua conta bancária, seus empréstimos e seus boletos, se já não passam, vão passar por uma fintech, tenha certeza disso.

Então, prepare-se, pois cedo ou tarde você será fintechizado!

error: Conteúdo protegido!
×

Olá!

Está precisando de ajuda?

Meu nome é Marcella Leal, qualquer dúvida é só falar. Estamos prontos para te atender!

× Olá! Como podemos te ajudar?