GIF’s e Stickers do Instagram
13/05/2020
5 melhores ferramentas de bio link para Instagram
07/09/2020

Você é dono(a) ou escravo(a) do seu negócio?

"O dia que eu for dono do meu próprio negócio, eu vou ter mais tempo para minha vida.” – Pessoa que trabalha demais.

Muitas pessoas quando estão no ápice do seu cansaço (ou até bem antes disso) falam a frase que citei acima, uma doce ilusão que "impulsiona" o empreendedorismo e talvez você seja até uma dessas muitas pessoas que falam isso com frequência.

 
 

Infelizmente, essa afirmação é uma das coisas mais irreais que vemos quando falamos de administração de tempo para empreendedores. O empreendedor padrão é aquele cara que tem uma tendência a ser workaholic (viciado em trabalho), deixar de lado várias coisas importantes em função “do crescimento da empresa" e está sempre pensando em como fazer a empresa ter mais resultados e etc.

Entendemos que sim, seu negócio precisa de você, MAS é necessário entender também que VOCÊ NÃO É UMA MÁQUINA! Não precisa existir uma batalha entre EMPREENDER X VIVER, Se você já chegou nesse ponto, precisamos rever algumas coisas.

Por isso, vamos te dar algumas dicas, não só pra melhorar seu tempo e qualidade de vida, mas para otimizar o seu negócio e fazer com que ele cresça mais rapidamente.

A dica zero é uma leitura engrandecedora...

Sim, um livro, mas como uma pessoa sem tempo pode ler? Esse é o primeiro desafio para seu crescimento e da sua empresa.

O livro é o The E-Myth (O Mito do Empreendedor), de Michael Gerber.

Nele você vai entender com base em modelos de negócio incríveis que seu negócio é e deve ser muito maior do que você imagina. Portanto, separe um tempo nas refeições, nas idas de um lado a outro, mas leia esse livro, ele vai ampliar sua visão como empreendedor, acredite.

1 - Pare e pense para onde está sua vida está indo

Se você cuida muito da empresa e se dedica bem pouco para você e suas atividades importantes, pode perceber, que talvez esteja focando seu tempo em atividades erradas.

É incrível ver sua empresa crescendo, mas se o preço pra que isso aconteça é destruindo sua vida, talvez o retorno sobre o investimento não esteja nada positivo.

O segredo é equilíbrio, isso é essencial para ter um futuro com sentido e sem arrependimentos. Separe as coisas por peso e importância, mas lembre que sua vida pessoal é tão importante quanto a profissional.

2 - Delegue o máximo que puder! Você não é onipresente.

Você precisa entender que outras pessoas também podem realizar o trabalho que faz, ninguém é insubstituível. Isso não tira sua responsabilidade ou diminui ela, mas te liberta para focar em outras atividades, questões mais importantes.

Quando falamos de delegar, isso pode ser resolvido com outras pessoas no seu negócio, colaboradores, sejam elas já experientes ou apenas aprendizes, isso mesmo, pessoas dispostas a aprender o ofício pensando no crescimento próprio e da empresa.

Porém, também podemos resolver com a contratação de outros negócios, sim, Caesari quod est Caesaris (a Cesar o que é de Cesar). Deixe o marketing pra uma agência de marketing, a contabilidade pra uma contadora ou contador, o planejamento pra um administrador ou um sistema que supre. Faça parcerias, contrate empresas, delegue a quem sabe e vai dar conta.

Se não é possível delegar, comece a repensar as estratégias, pois o crescimento da empresa está diretamente ligado ao tempo do empreendedor, e ele pode ser bem limitado como sabemos, então...delegue mesmo assim. Obviamente você não delegará definição de metas ou estratégias, mas o operacional deve ser ao máximo delegado a uma equipe ou empresa, pense nisso.

3 – Comece a reconhecer e aprender com suas urgências

A maioria das urgências da sua equipe e da sua rotina poderiam ser evitadas!

Na próxima vez que uma algo urgente acontecer pare e pense como poderia evitar esse problema. Em geral com antecipação e planejamento você conseguirá reduzir as tais urgências e entender o que de fato é urgente.

4 - Gerencie seu tempo e reduza os estresses

Seu produto é ótimo, você é muito bom no que faz, SÓ QUE isso não é empreender.

Você pode ser um ótimo chef, mas no seu restaurante você é um gestor e não um cozinheiro, assim como pode ser um excelente designer, mas na sua agência você é gestor e não o "cara das artes", então comece a pensar e agir como um gestor, tenha a tal "cabeça de dono".

E pra fazer isso, pra começar a gerenciar seu negócio é necessário pensar na frente, entender e ter soluções objetivas para os problemas, gerenciar seu tempo e não se estressar!

Então, recomendamos que procure treinamentos de gestão e também técnicas pra reduzir estresses no dia-a-dia. Suas habilidades e sua saúde mental/física são os percursores para seu negócio, portanto, se você está bem, seu negócio vai, já se estiver o oposto disso...

5 - Não esqueça de...DESCANSAR!

Tocar todas as responsabilidades de uma empresa é um desafio solitário na maioria das vezes. Afinal, muitos colaboradores não se mostram tão engajados com a empresa quanto você e enquanto a maioria das pessoas trabalha das 09h às 18h, você pensa nos resultados e desafios da empresa praticamente 24 horas por dia.

Por isso, descansar um final de semana ou aproveitar um feriado sem pensar só no trabalho se torna algo praticamente impossível para você, só que isso precisa ser uma das suas prioridades, sim, seu negócio é extremamente importante, mas a sua vida também ;)

Um estudo divulgado pela Harvard Business Review mostrou que empresários que ditam os rumos de suas empresas praticamente sozinhos (e portanto, sobrecarregados) analisam novas oportunidades e tomam decisões piores que empresários menos sobrecarregados e com mais tempo de sono.

Apesar do estudo não mostrar nada de extraordinário em um primeiro momento, ele é um sinal de alerta para empreendedores que estão passando por momentos de sobrecarga enquanto leem esse artigo.

Ah! Lembre-se que Domingos são pessoais!

Sua família e sua vida precisam de você! Evite ao máximo utilizar seu domingo para trabalhar. Desligue seu notebook, seu celular, esqueça a empresa.

Faça passeios com a família, aproveite seu tempo com as pessoas importantes de sua vida.

Recomendamos que no final do seu domingo, se sobrar um tempo, você planeje a sua semana, faça uma lista de atividades importantes, veja as prioridades para seus dias e previna eventuais urgências.

Não deixe de agendar umas férias.

Se a empresa não vive sem você por pelo menos 10 dias, melhor para e repensar a empresa.

Entenda que...

Talento ganha jogo, mas só TIME ganha campeonato.

Quando temos pessoas engajadas em busca dos mesmos objetivos e propósitos pelo bem da empresa, as coisas acontecem, por mais desafiadoras que pareçam.

Custou, mas nós da KÖZ aprendemos a delegar mesmo as tarefas mais críticas. E descobrimos que nossos colaboradores são capazes de fazer muitas coisas bem melhor do que os fundadores.

Acredite, o dono não precisa nem deve trabalhar o tempo todo no negócio.

error: Conteúdo protegido!
×

Olá!

Está precisando de ajuda?

Meu nome é Marcella Leal, qualquer dúvida é só falar. Estamos prontos para te atender!

× Olá! Como podemos te ajudar?